segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Desfile no Sambódromo

Formada por 2.600 alunos de 45 unidades escolares, 
a agremiação contou na avenida a história da Matemática












Autor: Isabella Amorim

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Mirim Corações Unidos do Ciep participou da abertura oficial dos desfiles das escolas de samba na noite de sexta-feira (dia 17), na Marquês de Sapucaí. Com o enredo Me conta quantas contas que eu te conto quantos contos, a escola mirim, formada por 2.600 alunos de 45 escolas da Prefeitura do Rio, foi a quinta agremiação a desfliar e agitou as arquibancadas do novo Sambódromo ao contar na avenida a história da Matemática desde o seu surgimento, no Egito antigo, até sua utilização no dia a dia, principalmente nas brincadeiras infantis.

A escola mirim integra o projeto Escola de Bamba, da Prefeitura do Rio, pelo qual as escolas municipais trabalham com os alunos os valores culturais do carnaval, através de ações de caráter pedagógico. Durante todo o ano letivo, sob a supervisão dos professores, os estudantes desenvolvem diversos trabalhos que são levados para a avenida. Toda a produção, desde a composição do samba até a criação das fantasias e alegorias foi feita pelos alunos.


Um dos destaques da agremiação foi a comissão de frente formada por 15 alunas da Escola Municipal Professor Augusto Motta, na Penha. O grupo mostrou o surgimento da Matemática, na Antiguidade, quando os primeiros cálculos eram feitos a partir da observação dos planetas. Uma das integrantes, a aluna Daniela Vitória da Silva, do 5º Ano, falou da expectativa de desfilar na Marquês de Sapucaí.

- Nós estamos ensaiando a coreografia que vamos apresentar no Sambódromo desde o início de janeiro. Estou muito nervosa para a apresentação. Os amigos da escola estão aqui e é uma responsabilidade representar todo mundo - contou a aluna.

Quem também tentava controlar a ansiedade era o estudante Hugo Alexandre, do Ciep Professor Manoel Albuquerque, de Cascadura. O aluno, do 6º Ano, integrava a ala de compositores da escola mirim.

- É a primeira vez que eu desfilo pelo Coração Unidos do Ciep e estou muito feliz de estar aqui. Meus pais vieram me assistir e estão na arquibancada para nos prestigiar - disse.


Na dispersão do desfile, a professora Érica Monteiro Lobo, que leciona Artes para os alunos da Educação Infantil da Prefeitura e é vice-presidente da Grêmio Recreativo Escola de Samba Mirim Corações Unidos do Ciep, revelou que o enredo foi escolhido pelas ações da Secretaria Municipal de Educação em fortalecer o ensino da Matemática nas escolas da rede municipal e contou a satisfação de ver a animação dos alunos na Marquês de Sapucaí.

- O Corações Unidos do Ciep é uma escola unida. Cada unidade de ensino trabalha e ensaia com seus alunos na própria escola e o resultado desse trabalho em conjunto foi apresentado na avenida. Ver a alegria dessas crianças na avenida é a recompensa por todo trabalho que tivemos ao longo do ano - falou a vice-presidente Érica Monteiro Lobo.


Fonte: http://www.rio.rj.gov.br/web/sme/exibeconteudo?article-id=2579623

Nenhum comentário:

Postar um comentário