domingo, 17 de junho de 2012

1a. Culminância de 2012

Os professores de Educação Física e Artes apresentaram um trabalho sobre sustentabilidade em forma de dança o resultado dele.

As turmas de 3 anos representaram a água em seus diferentes estados físicos.



As turmas de 4 anos representaram os animais marinhos entristecidos com a poluição das águas.




As turmas de 5 anos representaram o Super Água: um super herói que combate a poluição e protege a natureza.



-

 A turma EI30 escolheu a música "Domingo eu vou ao Maracana", por representar o futebol do Rio de Janeiro. No refrão, após o "ô ô ô..." todos gritavam em coro: "RIO!"



-

 As turmas EI31 e 32 trabalhou a conscientização sobre a preservação do meio ambiente e sobre a importância de manter a cidade limpa, para tanto, realizaram um multirão de limpeza dentro da escola, junto com os alunos. Também foi falada a importância da coleta seletiva de lixo para a preservação do meio ambiente, assim como sobre a importância dos profissionais que trabalham para manter a cidade e a escola limpas: os garis. Se apresentaram ao som da música "Mãe Natureza", da Turma do Solzinho.




-

 As turmas EI12 e EI22 trabalharam o Rio de Janeiro, pontos turísticos, paisagens, moradores do Rio. Dançaram a música "Eu vou te levar pro Rio", da trilha sonora do filme Rio.



-

 A turma EI11 trabalhou com a releitura da obra do pintor Di Cavalcanti e para a culminância escolheu recitar o poema "Doce Rio", da autora Angela Leite Souza.


 -

 As turmas EI24 e EI25 trabalharam a preservação do meio ambiente, poluição do Planeta e reciclagem para um Rio de Janeiro mais limpo. Apresentaram as músicas " Joga Fora no lixo" e "Sal da Terra", de Sandra de Sá e Beto Guedes, respectivamente.




 -

A turma EI21 trabalhou a cultura e costumes indígenas e escolheu a música "Brincar de índio", da Xuxa, para sua apresentação.



-

 A turma EI23 escolheu uma brincadeira popular do Rio de Janeiro: Tumbalacatumba ou Dança das Caveiras. Foi trabalhado o esqueleto do nosso corpo (humano). As crianças, geralmente, associam à caveira a algo assutador, porém, nós vimos pelo lado instrutivo, de que todos temos um esqueleto dentro do nosso corpo humano, e a brincadeira ainda instrui sobre as horsa, também estudamos o tempo que passa: as horas, os dias, etc.



 -

 A turma EI20 desenvolveu seu projeto com o "olhar" das obras do pintor Di Cavalcanti. Fizeram um releitura de suas obras como: "O Porto", "os 4 barcos" e "Família na Praia". Trabalharam também os pontos turísticos do Rio de Janeiro, poluição da Baía de Guanabara, sustentabilidade, profissões, consciência ecológica e vocabulário. Dançou "Ciranda do Anel", da Bia Bedran.




-

As turmas EI10 e EI13 apresentou a Ciranda de Taribuba, que é uma pequena comunidade que fica numa enseada perto de Paraty. A ciranda é composta de várias danças, com o compasso marcado pela batida de tamancos e as turmas fizeram uma nova adaptação dessa dança e apresentou para a comunidade escolar.



Um comentário:

  1. Parabéns Pessoal!!Tudo lindo como sempre!!Gostei do Tumbalacatumba....Beijão

    ResponderExcluir